Trabalhar com UTF-8 no PHP pode dar algumas dores de cabeça pra quem é novo, e até mesmo para alguns mais velhinhos… O PHP trabalha por padrão com ISO-8859-1, que são os caracteres latinos que estamos acostumados. Entretanto, o UTF-8 tem uma abrangência maior de caracteres e o ideal seria que nos acostumássemos a usar este charset nas páginas.
Este pequeno tutorial tem como objetivo deixar bem claro quais os passos a se tomar para construir uma aplicação totalmente baseada no charset UTF-8, desde as páginas HTML, passando pelo PHP e por fim no MySQL.
Antes de tudo, aconselho que aprenda a criar os seus arquivos utilizando o UTF-8 sem BOM, que evitará dores de cabeça futuras quando estiver trabalhando com cookies, sessões e headers.
O segundo passo é definir, no PHP que o charset dos arquivos que serão gerados terão a codificação UTF-8, com o seguinte código:
<?php
ini_set('default_charset','UTF-8');
?>
Só setar o charset no PHP não adianta muito, pois alguns navegadores usam a codificação padrão da região do usuário, a não ser que o seguinte código esteja entre as tags <head> e </head>:
<meta http-equiv="Content-type" content="text/html; charset=UTF-8" />
Com isso, você já pode trabalhar tranquilamente com UTF-8 e PHP sem ter problemas com os caracteres.
Alguns cuidados são necessários quando for trabalhar com o MySQL, entretanto. Vou ensinar como se faz pelo PHPMyAdmin, que acredito que todos que começaram a trabalhar com MySQL estão acostumados.
Em primeiro lugar, ao criar o seu banco de dados, já crie usando o collation utf8_general_ci. Se o banco de dados já tiver um collation definido, não é necessário definir o collation das tabelas, pois elas herdarão o do banco. Mas mesmo assim é bom especificar o charset e collation de cada tabela. Como? Assim:
CREATE TABLE Clientes (
id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
nome VARCHAR(60) NOT NULL,
PRIMARY KEY(id)
)
TYPE=InnoDB CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_general_ci;
Ok. Nossa tabela está trabalhando com UTF-8 agora. Podemos começar a programar e relaxar porque nossos problemas com charset estão resolvidos, certo?
A resposta é não.
Se você continuar a programar com o sistema assim, os dados do banco serão inseridos e consultados de maneira correta, mas você vai perceber problemas quando tentar fazer buscas com palavras acentuadas insensível a maiúsculas, por exemplo: Água, água e agua serão palavras totalmente diferentes, sem contar que a ordenação de resultados com palavras que começam com letras acentuadas sairá bem bagunçada, coma letra Ó vindo antes de B, por exemplo.
Esse é o problema que eu tive e que demorei eras pra descobrir. O banco estava OK, o PHP também, o mesmo com as páginas HTML… e quando eu inseria algum dado pelo PHPMyAdmin, este era inserido corretamente, o que significava que o problema não era no banco e sim na aplicação.
Depois de meses na verdade foram apenas algumas horas de pesquisa, desconfiei que havia algo na conexão com o MySQL que estava dando esse problema. Fui fuçar no Manual do PHP e encontrei a seguinte solução:
<?php
ini_set('default_charset','UTF-8'); // Para o charset das páginas e
mysql_set_charset('utf8'); // para a conexão com o MySQL
?>
Com isso todos os meus problemas foram resolvidos. Na verdade não, pois tive que alterar todos os campos acentuados da tabela…
Dá para usar a função mysql_client_encoding para identificar o charset da conexão com o MySQL, mas não acho necessário pra quem quer trabalhar diretamente com UTF-8 e não com vários charsets.
Fonte:
Muito legal o post, já tive problemas com as codificações também, a solução mais ou menos isso ae…
hehe
vlw, abraço!
Obrigado!
Fico feliz em poder ajudar!
Se obter alguma informação nova ou relevante pode postar aqui que ew add nos post!
Abraço!